Notícias

Efeitos do Chocolate nos Animais

Chegou a Páscoa! Nesta época todos adoramos comer para lá da nossa dieta diária. É uma altura pertinente para relembrar que o chocolate, apesar de inofensivo para nós, é tóxico para os nossos patudos. 

Será que está consciente dos efeitos que o chocolate provoca nos nossos animais?

efeitos chocolate animais

E quais são os efeitos do chocolate nos animais?

O chocolate tem como principal componente o cacau, que por sua vez é composto por uma substância chamada teobromina. A teobromina presente não só no chocolate mas também no chá, café, guaraná e algumas medicações humanas, atinge concentrações que, após ingestão, levam a um conjunto de sintomatologia que pode por em risco a vida do seu animal de estimação.

 

Mas para tal acontecer, o meu animal precisaria de ingerir uma grande quantidade de chocolate?

Não necessariamente, apesar da dose de teobromina presente estar relacionada com o tipo de chocolate, por exemplo, o chocolate de culinária e o chocolate preto amargo contêm entre 15-20 mg/grama de chocolate e o chocolate de leite contem somente aproximadamente 1,5 mg/grama, sabe-se que a dose tóxica ronda os 100 mg/kg sendo fatais perto das 200 mg/kg, ou seja, 146 gr. de chocolate de culinária são fatais a um cão que pese +/- 15 kg. 

A teobromina fica em média cerca de 17,5 horas no organismo e, à medida que o tempo vai passando, vai sendo absorvida e consequentemente causando vastos sintomas.

 

Quais os sinais de alerta caso desconfie que tenha havido ingestão de chocolate?

O tipo de sintomas que podem apresentar é variável e dependente do estado fisiológico e metabólico de cada animal, bem como da dose ingerida. Entre os sintomas que pode observar no seu patudo, destacam-se: vómitos, diarreia, hiperatividade, aumento da ingestão de água (polidipsia) e aumento da excreção de urina (poliúria); dilatação abdominal; aumento da frequência dos batimentos cardíacos (taquicardia); aumento dos movimentos respiratórios (taquipneia).

 

O que deve fazer se o seu animal apresenta algum ou vários sintomas referidos?

Se desconfia que o seu animal ingeriu chocolate ou mesmo que apenas apresente algum dos seguintes sintomas, contacte de imediato o seu centro de atendimento médico-veterinário pois, tal como várias outras patologias, o seu diagnóstico e adequado tratamento serão da inteira responsabilidade de um médico veterinário, no qual nunca devemos fazer auto medicação. Um dos problemas do envenenamento por chocolate é que os sinais demoram a surgir mais de 12 horas, assim como a teobromina uma vez absorvida pode permanecer ativa no organismo até 24 horas antes de ser eliminada, daí não haver um tempo exato entre o momento da ingestão de chocolate e o aparecimento dos primeiros sintomas, por isso, nesta altura do ano em que as casas estão recheadas de chocolate, é especial alerta haver vigilância e certificar-se sempre que o seu patudinho não consegue alcançar o tão desejado saco com os ovinhos de chocolate, uma vez que eles são peritos em técnicas avançadas de Kung-fu para alcançarem o que querem! Os cães são os mais dotados da paixão pelo fruto proibido, e neste caso, por um fruto tão atraente como é o cacau mas, este também pode ser tóxico para os gatos. Já vimos que a ingestão de chocolate pode colmatar um fim drástico para os nossos amiguinhos e para tal não acontecer, podemos oferecer variadíssimas “guloseimas” especialmente concebidos para lhes proporcionar momentos de prazer aliados à sua saúde e bem-estar. Esta dica não está restrita apenas à época da Páscoa, mas a todos os dias do ano.

Curiosidades:

  • O chocolate branco é composto por grande quantidade de açúcar e manteiga de cacau, moderadas quantidades de leite em pó e não contempla a presença do cacau em pó, apesar disso não deixa de ser perigosa a sua ingestão.
  • Para além da sua toxicidade, a teobromina tem como principal efeito colateral um intenso aumento no trabalho muscular cardíaco associado a uma grande estimulação do cérebro, propiciando arritmias cardíacas graves em cães.
  • Um ovinho da Páscoa pesa em média 6,5 gr, ou seja, num Chihuahua de apenas 1 Kg a dose fatal é ultrapassada com apenas dois ovinhos.
  • Além da toxicidade associada à ingestão de chocolate, também há que ter em consideração que o consumo de doces pelos animais provoca cáries, pelo que existem empresas que desenvolveram chocolates especiais destinados aos animais. O segredo está na anulação do açúcar e do cacau na composição desses chocolates.