Notícias

Cuidados com os animais no frio

 

 

Os animais têm mecanismos de defesa para as baixas temperaturas, uns mais que outros, mas todos os têm. No entanto, eles também sentem frio. O tamanho, a raça e a idade do animal são fatores que devem ser tidos em consideração. Os animais com idade igual ou superior a 8 anos, de pequena dimensão, de pelo curto ou com pouca gordura corporal são os que estão mais suscetíveis e os que sofrem mais com o frio.

Felizmente existem várias formas de os ajudar a superar as baixas temperaturas e a facilitar a chegada do frio:

 

 Vacinar

Existem várias doenças que são mais suscetíveis no inverno, como por exemplo a Tosse do Canil. Realizando as vacinas corretas para o seu animal ele estará protegido!

 

 Recolher o animal para o interior

No tempo de frio e chuva convém que os animais não tenham durante muito tempo acesso ao exterior, colocando-os dentro de casa ou de uma casota adequada para baixas temperaturas e que seja impermeável.

 

 Cama com mais conforto

Colocar mantas ou cobertores na cama do seu animal vai ajudá-lo a manter-se quente toda a noite.

 

  Escovar o animal

Sendo o pêlo a primeira barreira que os animais têm de combate contra o frio temos de cuidar dele, não deixando que fique emaranhado e removendo o pelo morto para que a barreira contra o frio seja funcional. Não está aconselhado tosquiar o animal nesta altura do ano.

 

  Retirar o animal do calor antes de o passear no exterior

Para evitar um choque térmico não deveremos retirar o animal quando está numa zona quente, em frente à lareira por exemplo, e levá-lo de imediato à rua, devemos aguardar cerca de 30 minutos para que a temperatura corporal desça.

 

  Passear nas horas de menos frio

Ao passear na hora do almoço ou no início da tarde vai evitar as horas de maior frio.

 

  Agasalhar o animal

Além da estética os agasalhos têm a função de proteger o animal contra o frio, chuva e vento, podendo ser uma boa opção para os animais mais friorentos.

 

  Deixe o seu amigo felídeo dentro de casa

Os gatos andando na rua vão procurar locais quentes para se aquecerem, um local muito adorado pelos felídeos são os motores dos carros, o que é um perigo para eles!