serviços

Exames Complementares de Diagnóstico

IMAGIOLOGIA

A imagiologia é a área da medicina que desenvolve os meios complementares de diagnóstico com recurso a imagem. É uma área transversal a toda a atividade médica veterinária, sendo utilizada em todas as áreas, desde a medicina interna, cirurgia e oncologia.

Disponibilizamos os serviços de ecografia, radiologia digital, otoscopia, e, recorrendo a serviços externos de tomografia computorizada e endoscopia.

 

  • ECOGRAFIA E ECOCARDIOGRAFIA
    A ecografia é um meio de diagnóstico complementar não invasivo, indolor e completamente inócuo para o paciente.
    O princípio básico é a formação de imagem com recurso a ultrassons, permitindo o estudo, em tempo real dos órgãos e estruturas e efetuar outros exames complementares como a citologia com agulha fina e a biópsia.
    A sua utilização em medicina veterinária é bastante abrangente, sendo utilizada com especial ênfase no estudo abdominal, no estudo da dinâmica e estrutura cardíaca (ecocardiografia), no estudo das estruturas músculo-esqueléticas como músculos e tendões, e qualquer outra estrutura composta por tecidos moles.
    A ANIMED – Hospital Veterinário de Gondomar está dotada de equipamento de ecografia moderno o qual permite a obtenção de imagens de qualidade superior essenciais para o diagnóstico, dispondo de estudo 2D, em modo M e os vários estudos de Doppler.
    Toda a equipa tem formação para a realização de ecografias FAST, desta forma está devidamente preparada para a situações de emergência em trauma abdominal, para além de membros qualificados para a realização de ecografias de investigação.

 

  • RAIO-X DIGITAL
    A radiologia é uma área da medicina veterinária amplamente usada, revelando-se um exame complementar básico, rápido e não invasivo, essencial no diagnóstico de lesões osteoarticulares, respiratórias, gastrointestinais e da coluna vertebral. Pode ser realizado utilizando meios de contraste (urografia excretora, mielografia, etc).
    Disponibilizamos o serviço de radiologia digital, o qual para além das vantagens ecológicas (toxicidade dos líquidos de revelação presente na radiologia analógica) é mais rápido e eficiente, com maior qualidade e definição, permitindo a conservação permanente e informatizada das imagens e posterior manipulação.

 

ANÁLISES CLÍNICAS
Sendo um Hospital Veterinário com tecnologia de ponta, a ANIMED está dotada com um laboratório, onde são efetuadas todo o tipo de análises.

Logo que são recolhidas, as amostras são imediatamente analisadas no nosso Hospital. Ao conseguimos obter os resultados analíticos no momento, tornamos mais célere o caminho percorrido entre a recepção do animal e respectivo caso clínico, o estabelecimento de um diagnóstico e prognóstico e a realização do plano de tratamento.

As análises, são um exame complementar de diagnóstico fundamental, que nos permitem obter respostas rápidas e tornar mais seguros alguns procedimentos, como por exemplo a anestesia.

Embora estejamos dotados de excelentes máquinas laboratoriais, temos protocolos com laboratórios nacionais e internacionais que nos permitem realizar exames que não são efectuados nas nossas instalações, como por exemplo, as análises anatomopatológicas, testes sorológicos, testes hormonais, culturas e testes coprológicos.

 

MEDIÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL
A nossa unidade hospital dispõe de equipamento específico e altamente sensível na medição de pressões arteriais. É um exame não invasivo, indolor e inócuo, que permite detetar a presença de hipertensão ou hipotensão. É muito importante em animais descompensados e em risco de vida. Utilizado também no estadiamento de doenças cardiovasculares e renais e nos acompanhamentos periódicos do seu animal, e na resposta a algumas terapêuticas.

 

ELETROCARDIOGRAMA
O eletrocardiograma (ECG) é um registo gráfico das ondas elétricas que são geradas pela contração cardíaca. É um exame que permite avaliar o ritmo cardíaco e alterações a nível de condutividade. Alguma alteração poderá sugerir doença cardíaca, cardio-respiratória, entre outras. É, assim, um exame complementar na avaliação do paciente cardíaco mas também crucial na monitorização anestésica e dos animais internados em cuidados intensivos.O ECG deverá ser encarado como um exame de rotina para que seja possível a deteção precoce de doença cardíaca e como parte de um exame pré-anestésico.