serviços

Comportamento Animal/Etologia Clínica

A etologia clínica é uma especialidade veterinária relativamente recente mas tem tido um desenvolvimento notável nestes últimos anos.

O médico veterinário deve estar atento ao bem-estar físico e mental dos seus pacientes, visar a possibilidade do sofrimento mental e proporcionar alívio, com a mesma compaixão com que trata os problemas físicos.

Como tal, esta especialidade tem como objectivos principais o diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas de comportamento dos animais. Estes problemas são, muitas vezes, verdadeiras patologias que requerem tratamento farmacológico para além de modificação comportamental e enriquecimento ambiental.

Infelizmente, os problemas de comportamento dos animais de companhia conduzem frequentemente ao seu abandono ou eutanásia uma vez que se deteriora a relação humano-animal com consequências directas no bem- estar animal.

Um problema de comportamento deve ter a mesma importância que outro problema de saúde no seu animal até porque muitas vezes há determinadas patologias que cursam com alterações padrão de conduta do seu companheiro.

A agressividade, a ansiedade, o comportamento destrutivo, a eliminação inapropriada, a desobediência, o comportamento compulsivo ou repetitivo, a fobia a ruídos e a disfunção cognitiva são os motivos de consulta mais frequentes.

A prevenção do desenvolvimento de problemas de comportamento consiste, entre outras coisas, numa aposta na sociabilização dos animais de companhia (cachorros entre a 4ª e a 12ª semanas de vida e os gatinhos entre a 2ª e 7ª semanas de vida). A sociabilização deve permitir ao animal vivenciar o máximo de experiências de forma gradual e com intensidade moderada, para que no futuro não despoletem alterações comportamentais.