casos clínicos

CURIOSIDADE: Reconhece esta postura no seu Cão? Play Bow/Vénia | Comunicação Canina

Apresentação Clínica do Caso

A imagem retrata um dos inúmeros sinais corporais dos cães, representando a “vénia” ou “play bow”. Este sinal transmite um convite para a brincadeira e que ele não é agressivo.

facebook_comportamento_venia

O homem é a única espécie que comunica através de linguagem verbal propriamente dita. Os cães comunicam através de sons, do olfato e através de posturas corporais ritualizadas que são emitidas e rapidamente identificadas pelos seus semelhantes, a isso denomina-se Comunicação Canina.

A comunicação visual é primeiramente desenvolvida pelo cachorro através do contacto com a mãe e com os seus irmãos. É portanto de suma importância, para evitar problemas de relacionamento interespecífico, que um cachorro esteja em contacto com os seus semelhantes, de preferência com animais em idade adulta, geriátricos e cachorros porque cada um deles comunicará de forma e intensidade diferentes. É igualmente importante ter contacto com raças diferentes porque também há diferenças substanciais na comunicação canina das diferentes raças. Os Bulldog Francês, por exemplo, pela conformação corporal emitem menos sinais visuais que as raças de conformação habitual, assim como os sons mais intensos devido à conformação do seu focinho.

A imagem seguinte ilustra diferentes posturas emitidas na comunicação canina. Reconhece-as no seu animal?

comportamento animal

Definição

Sinais Clínicos

Diagnóstico

Tratamento