Notícias

Castração de Gatos, conheça a importância deste procedimento.

Para além dos benefícios médicos*, a esterilização na espécie felina assume grande importância para controlo populacional. Senão vejamos:

Uma gatinha pode ter de 2 a 12 filhotes numa única ninhada. Parece muito? Então agora fica a saber que a gata é uma espécie poliéstrica sazonal. Isso significa que quando o número de horas de luz começa a aumentar e chega a época de reprodução (Verão) ou no caso de viver em apartamento (porque tem sempre muitas horas de luz artifical) ela tem vários cios. Nas gatas que não há cruzamento, o período entre cios pode ter uma duração média de 8-9 dias. No caso de haver cruzamento mas não haja fertilização, a fêmea pode entrar novamente em cio 6 semanas depois! Em gatas que efectuarem um cruzamento e ficarem gestantes o próximo cio ocorrerá aproximadamente 4 meses após a data do último cio.

Por outro lado, o uso da pílula como método anticoncepcional é altamente desaconselhado a médio ou longo prazo, porque conduz ao desenvolvimento de tumores mamários, infecções uterinas e quistos ováricos, devido ao desequilíbrio hormonal que causam. Podem ainda provocar resistência à insulina e o aparecimento de Diabetes mellitus.

Se por acaso é dono de um macho, não fique mais aliviado! Os machos aventuram-se por territórios estranhos se sentem o cheiro de uma fêmea em cio, envolvendo-se em lutas e outros perigos (atropelamento, mordeduras…) ou realizam constantemente marcações de território e demonstram comportamentos agressivos se permanecem no interior de casa.

Por isso, se não deseja que seu animal entre no cio ou se não tem intenção que ele reproduza, a esterilização é a melhor opção. A esterilização evita as principais doenças do sistema reprodutor, diminuiu o risco de doenças infecciosas (FIV/FeLV) e de acidentes.

Por estes motivos, a esperança de vida dos animais esterilizados pode duplicar.

A esterilização de fêmeas e a castração de machos tem então os seguintes *benefícos médicos:

Vantagens Para os Machos:

  • Diminui as fugas;
  • Reduz a marcação do território (urina fora do lugar);
  • Evita agressividade motivada por excitação sexual constante;
  • Evita cancros testiculares;
  • Os animais ficam mais tranquilos, dóceis e sociáveis;

Vantagens Para as Fêmeas:

  • Evita cios e acasalamentos indesejáveis, principalmente quando se tem um casal de animais de estimação;
  • Evita tumor dos ovários ou útero na fase adulta;
  • Evita tumores mamários, especialmente se a esterilização for realizada antes do primeiro cio. 90 % dos tumores mamários em gatas são malignos e metastizam;
  • Evita a piómetra, uma grave infecção uterina, em fêmeas adultas;
  • Evita episódios frequentes de “gravidez psicológica”;
  • Evita a hiperplasia mamária (reacção exuberante mamária pela estimulação hormonal);
  • Evita doenças transmissíveis por ato sexual ou mordida (FIV/FeLV).

Contacte-nos para saber as condições desta campanha (válida até dia 17 de março de 2014)!

Ligue para o 22 093 8380 e fale connosco.